Ele vem!

“Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tiago 5.8). O apóstolo Paulo amava a expressão: “Ora vem Senhor Jesus”. Maranata é uma palavra de etimologia hebraica, “Marân Atâh” cujo significado é “vem Senhor”. Na verdade é uma expressão aramaica e em toda a Bíblia só ocorre…

Ler mais →

Não perca a paciência diante das perdas, mas se alegre com os ganhos

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19.25). O homem, pela sua própria natureza adâmica, parece normal que se preocupe ou mesmo se desespere e perca a sua paciência diante das perdas ou tribulações da vida, quer sejam elas no contexto material e físico…

Ler mais →

Quatro nomes, quatro lições de vida

“E Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia” (2 Samuel 5.15). Davi o mais ilustre e corajoso rei de Israel teve vários filhos que lhe nasceram em Hebron e também em Jerusalém. Dentre os seus filhos que lhe nasceram em Jerusalém quero destacar somente quatro deles a fim de lhe transmitir uma mensagem de fé…

Ler mais →

Seis Letras que produzem vida e trazem paz para a alma

“E a quem perdoardes alguma coisa, também eu, porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado por amor de vós o fiz na presença de Cristo, para que não sejamos vencidos por Satanás” (2 Coríntios 2.10). As seis letras formam a palavra PERDÃO. Não podemos viver sem CRISTO, sem ORAÇÃO, sem PERDÃO…

Ler mais →

Não fuja dos desafios

“Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias” (Neemias 6:11 e 15). Nada motiva tanto ao homem de Deus (sadio de alma,…

Ler mais →

Quando o homem exterior é mais belo que o interior

“Mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1 Pedro 3.4) O apóstolo Paulo, contemporâneo do apóstolo Pedro, sempre foi preocupado com o homem interior. Para ele o homem exterior tem o seu valor como sendo a matéria feita por Deus e…

Ler mais →

Não andeis desorientado

“Então, Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão desorientados na terra, o deserto os encerrou” (Ex 14.3) O verbo transitivo desorientar tem um significado distinto: fazer perder, ou perder o rumo, a direção. Conviver com um avanço tecnológico variável, continuamente, onde os produtos lançados no mercado em um mês tornam-se obsoletos no mês seguinte, deixa…

Ler mais →

Não basta a tigela ser nova, tem que ter sal

“E ele disse: Trazei-me uma tigela nova e ponde nela sal. E lhe trouxeram. Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: assim diz o Senhor: sararei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade” (2 aos Reis 2.20,21). Quantas pessoas não conseguem se desvencilhar com facilidade de seus…

Ler mais →

Um Salmo que levanta o que está caído da graça

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará…” (Salmos 23). O salmo 23 é uma canção poética que revela intimidade do homem com o seu Senhor, onde há fartura de alimento expõem-se para suprir toda e qualquer necessidade, seja ela material ou espiritual. O salmista encontra no seu Senhor, o verdadeiro descanso, estado tão…

Ler mais →

Acertando as contas com o Leão!

“Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a  mim de todo o coração, e isso com jejuns, com choro e com pronto.” (Joel 2.12). Quando olhamos o mundo com o telescópio celestial, então, entendemos porque Deus tem estado tão aborrecido com o homem criado por ele, pelo simples fato deste não o glorificar como…

Ler mais →

Não devemos ceder…

“Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu…

Ler mais →

Há coisas que não vale a pena tentar

“Porque fostes comprados por bom preço, glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6.20). É comum a pessoa gastar as suas forças naquilo que não é produtivo ou que não vai lhe trazer nenhum benefício, nem a curto, nem a médio ou mesmo a…

Ler mais →

A minha fé continua viva

“Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido” (João 11.20,21). Manter a fé viva num mundo globalizado é um exercício que requer disciplina e amor por aquele que morreu na cruz do calvário,…

Ler mais →

Não seja uma nau sem rumo e sem leme

“Vede também as naus que, sendo tão grandes e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa” (Tiago 3.4). O governo de nossa própria vida é de responsabilidade de cada um de nós. Deus nos deu o livre arbítrio para comandá-la, porém, quando…

Ler mais →

Vivendo no limite

“Sei estar abatido e sei também ter abundância, em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade” (Filipenses 4.12). Viver no limite tem sido uma constância para muitas pessoas. É triste a situação de algumas pessoas por…

Ler mais →

Não fuja dos desafios que estão em à sua frente

“Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinquenta e dois dias” (Neemias 6:11 e 15). Nada motiva tanto ao homem de Deus do que os…

Ler mais →

A Páscoa é uma Festa Cristã?

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.” (1 Coríntios 5.7). Antes de Jesus Cristo nascer o povo judeu já comemorava a festa de  “Pessach ou Pesach”, que comumente chamamos de Páscoa. Essa palavra hebraica “Pessach” significa passagem, referindo-se…

Ler mais →

Forte como um carvalho!

“Abraão armou as suas tendas, e veio e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor” (Gênesis 13.18). Dentre as árvores mais exuberantes da Palestina, o carvalho é o que ocupa o primeiro lugar entre elas, principalmente, pela longevidade. De igual modo, o crente fiel, arraigado…

Ler mais →

Um “check up” necessário

“Põe-se a mesa, estendem-se tapetes, come-se e bebe-se. Levantai-vos, príncipes, untai o escudo” (Isaías 21.5). Diariamente o cristão deve fazer um balanço de tudo que ocorreu no decorrer do dia. Procurar agradecer ao Senhor pelas coisas boas e bem sucedidas, e tirar lições preciosas daquelas que contribuíram para seu desânimo, insatisfações e prejuízos outros, tanto…

Ler mais →

Não tenho nenhum legado

“Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar e três meses reinou em Jerusalém, e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna. E fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais” (2 Reis 23.1,2). O rei Josias morreu…

Ler mais →

Page 1 of 23